quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A tragicomédia do servidor municipal José Mutti e o megaescândalo do INSS em Paulo Afonso


Paulo Sérgio, o chefão


No dia 30 de setembro deste ano, enviei a Paulo Sérgio, vereador de Paulo Afonso e funcionário do INSS, a seguinte mensagem:

“Paulo Afonso, 30/9/2009

Prezado Paulo Sérgio,

Encaminho as informações sobre o pedido de aposentadoria de José Mutti Leite de Almeida, funcionário da Prefeitura Municipal de Pedro Alexandre (BA). Em levantamento do INSS, ele aparece como assessor parlamentar da Câmara Municipal de Aracaju. Uma fraude que não cabe a ele, modesto cidadão, investigar. A documentação anexa esclarecerá sobre o caso.

E, talvez, até estimule providência para levar os autores deste crime à cadeia. Coisa difícil nesse País de aloprada impunidade.

Mas que sirva, ao menos, para desentravar o processo que ameaça chegar ao décimo aniversário de incompreensível paralisação.

Peço-lhe a gentileza de informar quem o interessado, José Mutti, deve procurar nessa Agência, para conseguir, afinal, a tão esperada aposentadoria.

Ele mora em Pedro Alexandre, a mais de 100 quilômetros de Paulo Afonso. E lá continua prestando serviços na Prefeitura. Apesar da idade e dos problemas de saúde agravados por esse incômodo contratempo.

Cordialmente,

Clementino Heitor de Carvalho”

Obs.: Só agora entendo porque nunca recebi qualquer resposta. Sem saber, estava me dirigindo ao próprio chefe da quadrilha, felizmente já pagando pelos seus crimes.

Procuradoria da República

Bem antes, o mesmo assunto foi objeto de correspondência minha ao Procurador da República, Israel Silva:

“Dr. Israel, tenho sido procurado por José Mutti Leite de Almeida, CPF 577.603.815-49 e Marinete de Jesus Vieira, CPF 384.798.935-91, funcionários da Prefeitura Municipal de Pedro Alexandre (BA), com salário mínimo, que “descobriram” terem sido admitidos desde julho de 1999 como assessores parlamentares da Câmara Municipal de Aracaju, com salários em torno de R$ 5 mil reais, ao encaminharem pedido de aposentadoria ao INSS. Este caso foi levado ao conhecimento dessa Procuradoria e foi noticiado pelo Cinform, semanário editado na capital sergipana, em dezembro de 2006. Conforme me informou, a denúncia ficou de ser apurada pela Polícia Federal, em Sergipe. Faço um apelo para que a situação seja esclarecida e para que os prejudicados sejam orientados sobre como devem proceder, pois os processos de suas aposentadorias continuam prejudicados.

Cordialmente,

Clementino Heitor de Carvalho”

Ação contra a União

O caso da aposentadoria de José Mutti Leite de Almeida, que vai mover ação indenizatória contra a União por danos morais e financeiros, continua dormindo nas gavetas do INSS / Paulo Afonso-BA.

Já Marinete de Jesus Vieira usou o Plano B da aposentadoria rural, até beneficiando a Prefeitura Municipal de Pedro Alexandre, desobrigada de atualizar seus repasses.

Depois do escândalo que pôs em estado de choque a comunidade de Paulo Afonso e região e na cadeia o chefe da quadrilha Paulo Sérgio e seus sócios, é provável que, finalmente, a aposentadoria de José Mutti, com a saúde precária e mais de 70 anos, seja concedida.

Um comentário:

Unknown disse...

Com relação a todo este acontecimento quero ressaltar que a minha mãe passando quase 5 anos com seu processo engavetado, teve em momento seu processo dado como perdido dentro do próprio INSS de Paulo Afonso. Sendo convocada para uma segunda entrevista tendo seu beneficio já existente anulado e consolidado com um novo número tirando todo direita a ela estabelecido.
Sendo que procurou a Justiça Federal dando um direito de receber seu retroativo no valor de 24.900.00 e a mesma recebeu menos de oito mil reais , queria uma informação para saber realmente o que aconteceu com o beneficio da minha mãe. Obrigada