sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Com a palavra a ADESG de Pernambuco

O jornalista Clementino Heitor de Carvalho, articulista do jornal A Tarde e editor do blog Integração, enviou à Associação dos Delegados da Escola Superior de Guerra, Delegacia em Pernambuco, a seguinte carta:
"Paulo Afonso, 27 de Novembro de 2009


Senhor Delegado Meraldo Zisman,

O Manifesto Regionalista de 1926, redigido em Recife por Gilberto Freyre, indicou que “regionalmente é que deve o Brasil ser administrado.”
Decorridos 83 anos, é mais do que nunca oportuno sugerir à Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG, Delegacia em Pernambuco, que a visita a Paulo Afonso dos Estagiários do XXXVI Curso de Estudos de Política e Estratégia sirva para início presencial do estudo sobre a necessidade de criação da Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento dos Pólos de Paulo Afonso (BA), Petrolândia (PE), Delmiro Gouveia ou Piranhas (AL) e Canindé do São Francisco ou Poço Redondo (SE).
Isso no Submédio e Baixo São Francisco, com municípios que já fazem parte do universo mais abrangente da Mesorregião do Xingó, integrada por 79 municípios, numa área de 139,2 mil Km2 e população de 1.491,6 mil habitantes, espalhados pela Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
A Raide, como a Mesorregião, comporá a estrutura do Ministério da Integração Nacional, correspondendo a uma resposta microrregional à questão da Integração Nacional e do Desenvolvimento Regional, colocada como prioridade na agenda do Governo Fernando Henrique e mantida no Governo Lula, com o mesmo objetivo de reduzir disparidades sociais e regionais.
De certa forma, a Raide Paulo Afonso, Petrolândia, Delmiro Gouveia ou Piranhas e Canindé do São Francisco ou Poço Redondo equivalerá à institucionalização ampliada do Protocolo de Cooperação firmado, em novembro de 1966, entre a Chesf e o Banco do Nordeste.
Nele, foram definidas “as fases gerais de programas de ação integrada” e previstas parcerias entre as duas instituições, agora com o reforço do Instituto Xingó, desde que recolocado no seu papel original de matriz tecnológica do Semi-Árido nordestino. Tudo para fortalecer e modernizar a agropecuária, a agricultura, o turismo e as micro, pequenas e médias empresas agroindustriais localizadas entre Itaparica e Xingó. O chamado Protocolo Guarda-Chuva destinava-se a beneficiar 27 municípios dos quatro estados, o mesmo complexo geoeconômico e social da Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento (Raide).
Vale registrar o momento de inédita homogeneidade nascida de dois governos petistas (Marcelo Deda, em Sergipe; Jaques Wagner, na Bahia), um socialista (Eduardo Campos, em Pernambuco) e um social democrata (Teotônio Vilela, em Alagoas).
Tal como aconteceu no Médio São Francisco, com a Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Pólo Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), criada pela Lei Complementar nº 113, de 19/9/2001, para articular as ações administrativas da União e dos Estados de Pernambuco e da Bahia, conforme previsto nos artigos 21, inciso IX, 43 e 48, inciso IV, da Constituição Federal. Ou mesmo no Baixo São Francisco com o pacto firmado entre os governos de Alagoas e Sergipe, pelos seus gestores Teotônio Vilela e Marcelo Deda.

Com esta sugestão, e como adesguiano identificado com o espírito da segurança nacional desde 1974, saúdo a todos os visitantes, destacando o papel exercido pela I Companhia de Infantaria, em Paulo Afonso e região. "

Nenhum comentário: