Em mensagem enviada ao diretor geral do Instituto Xingó, engenheiro agrônomo Reinaldo Falcão, pedi informações sobre os novos rumos desta entidade nascida do Programa Xingó. Enquanto aguardo resposta, transcrevo parcialmente seu conteúdo:
“Senhor Diretor Geral,
Desejo a V. S. e equipe uma gestão trienal que justifique e premie, com resultados, as esperanças de quantos confiaram no Programa Xingó e no seu mais direto desdobramento, o Instituto, que a partir de hoje passa a administrar.
Incluo-me entre os que investiram esperança e confiança no Instituto Xingó, criado para ser matriz tecnológica do Semi-Árido, a partir de 29 municípios da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Foi nessa condição que divulguei, como correspondente de A Tarde na Região de Paulo Afonso, o IX desde o seu nascimento e, com entusiasmo cidadão, as suas primeiras ações, realizadas no âmbito das áreas temáticas.
Com o meu trabalho jornalístico restrito, no momento, a artigos quinzenais para A Tarde e ao blog Integração (www.clementinoheitor. blogspot.com), dedico a maior parte do meu tempo á montagem do livro que lançarei em 2010. Nele, farei levantamento especifico de tudo que foi objetivo do meu trabalho jornalístico vinculado à área de influência da Chesf no contexto homogêneo das usinas de Itaparica, Paulo Afonso e Xingó.
O Instituto Xingó figurará entre as personagens principais e será tema, com esta fase que começa hoje, do próximo artigo para A Tarde, a ser também postado no blog.
Para tanto, solicito a V.S. fazer chegar ao meu email, e/ou ao endereço em Paulo Afonso, informações sobre quais os 102 municípios envolvidos e os 65 projetos desenvolvidos. Tenho particular interesse em saber quais as metas principais de sua gestão.
Clementino Heitor de Carvalho”
A seguir, transcrevo notícia sobre a eleição da nova diretoria.
Instituto Xingó elege nova diretoria
Imagens
Posse da nova diretoria do Instituto Xingó
Prefeita de Piranhas, Melina de Freitas, ao lado da Secretária Kátia Born
Diretor geral eleito, Reinaldo Falcão
Posse da nova diretoria do Instituto Xingó
Posse da nova diretoria do Instituto Xingó
Prefeita de Piranhas, Melina de Freitas, ao lado da Secretária Kátia Born
Diretor geral eleito, Reinaldo Falcão
Posse da nova diretoria do Instituto Xingó
Por Diana Monteiro - assessoria de comunicação Ufal
A reitora Ana Dayse Dorea presidiu em seu gabinete, na última sexta-feira, 6, a reunião que elegeu, por unanimidade, o engenheiro–agrônomo Reinaldo Falcão para a direção geral do Instituto Xingó. Reinaldo integra o quadro da Secretaria Estadual de Agricultura, foi prefeito do município de Água Branca e ficará a frente do Instituto por um período de três anos. A posse está definida para o dia 27 deste mês, na sede do instituto, em Piranhas.
O Instituto Xingó conta com participação das universidades federais de Alagoas, Pernambuco e Sergipe, Universidade Estadual da Bahia e Universidade Federal Rural de Pernambuco, Codevasf, além de representantes governamentais desses quatro Estados do Nordeste. O Instituto funciona desde a década de 90, envolve atualmente 102 municípios e tem em pleno desenvolvimento 65 projetos voltados para a região sertaneja.
A reitora Ana Dayse, atual presidente do Conselho, foi reeleita na oportunidade, também por unanimidade, e vai permanecer no cargo. Falando sobre a interiorização da Ufal para o sertão de Alagoas, Ana Dayse agradeceu a recondução por mais três anos, período em que encerra sua gestão como reitora na Ufal.
Ao dar as boas vindas ao diretor eleito Reinaldo Falcão, Ana Dayse ressaltou que dirigir o Instituto Xingó é um desafio, por não haver uma dotação orçamentária própria. “É fundamental a articulação junto aos Estados envolvidos, em busca de financiamento”, ressaltou a reitora.
Agradecendo aos conselheiros pela confiança depositada, Reinaldo Falcão ressaltou que continuará o trabalho voltado para uma região sofrida, dizendo que o Instituto traz a esperança de mudanças no semi-árido. “Serei o instrumento para a construção de um trabalho em parceria, buscando alternativas para o desenvolvimento da região”, disse o diretor eleito.
O diretor geral ainda em exercício, Gilberto Rodrigues, do Estado de Pernambuco, disse na oportunidade ter sido proveitosa a experiência à frente do Instituto, e destacou o apoio que sempre teve da reitora Ana Dayse. “Continuarei a ser parceiro das ações, porque deixo a diretoria, mas não deixo o instituto”, enfatizou Gilberto.
Presentes à reunião, os prefeitos dos municípios de Piranhas (AL), Melina de Freitas, e de Petrolândia (PE), Lourival Gomes, reafirmaram o compromisso para um trabalho em parceria. “Conheço de perto o importante trabalho realizado pelo Instituto Xingó, voltado para o desenvolvimento do semi-árido”, acrescentou Melina.
A secretária Kátia Born, da Ciência e Tecnologia, anunciou na oportunidade que o Governo de Alagoas dispõe de vários projetos para o sertão e que o Instituto é um importante parceiro para as ações.
O reitor da Universidade Estadual da Bahia, Lourisvaldo Valentim, assumiu também o compromisso de ser mais um parceiro para as ações do Instituto, fazendo a articulação com o governo de Estado. Os professores da Ufal, Fábio Castelo Branco, Edméa Nunes e Isabel Marinho também foram reconduzidos por unanimidade ao cargo de diretores associados do Instituto Xingó (criado em 09/03/2009 11:30).
2 comentários:
Aonde é esse Instituto Xingó, ninguém sabe o endereço estou procurando tem tempo e não acho nada a respeito.
Como faço para conseguir junto a este Instituto Mudas de Plantas.
Secretaria Municipal do Meio Ambiente - Craibas - Alagoas.
José Noé de 0liveira
Postar um comentário