terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Notas

A vitrine de Serra.

200.000 vagas de emprego. O governo paulista lançará um portal de empregos na internet. Nele, qualquer pessoa poderá deixar seu currículo arquivado, à espera de propostas de emprego. Além disso, empresas interessadas em contratar profissionais oferecerão vagas no portal. Tudo gratuito. Guilherme Afif Domingos, secretário do Trabalho, informa que haverá, de saída, 200.000 ofertas de emprego no site, todas no setor privado. Quem se cadastrar e receber uma proposta será avisado por uma mensagem de texto enviada ao seu celular. O endereço do portal é www.empregasaopaulo.sp.gov.br.


Natal, MG, Curitiba.

Micarla na escola tucana. Determinada a se tornar mais que “apenas um rosto bonito” na política, como afirmou, depreciativamente, o presidente Lula, a prefeita eleita de Natal no primeiro turno, Micarla de Souza, do PV, decidiu fazer um curso rápido de administração pública antes de assumir o cargo. Ela escolheu três tucanos como professores. Em São Paulo, a futura prefeita passou três dias com a equipe do governador José Serra, tomando aulas sobre planejamento financeiro. Em BH, o governador Aécio Neves lhe deu lições de como reduzir gastos da máquina pública. Em Curitiba, Beto Richa se encarregou de ensinar tudo sobre a eficiente rede de transportes públicos da cidade. O senador José Agripino (DEM-RN), padrinho político de Micarla, aprovou com entusiasmo o périplo pedagógico.


DEM usa Feira para Ondina.

Os cardeais do Democratas, segundo noticia A Tarde, buscam fortalecer posição do partido no principal município do interior baiano para a tentativa de retomada da hegemonia na Bahia. A inauguração do Museu Parque d o Saber pelo prefeito José Ronaldo repete uma tradição do segundo colégio eleitoral da Bahia: criar fatos políticos, como foi agora o caso da presença do prefeito reeleito de São Paulo, Gilberto Kassab, estrela ascendente do DEM.

Modelo colombiano em Petrolina.

Futuro secretário municipal de segurança cidadã. Murilo Cavalcanti (da ONG “Brasil sem armas”) pretende implantar em Petrolina o mesmo modelo de segurança que seu amigo Hugo Acero implantou em Bogotá. E já avisou ao prefeito Júlio Lossio (PMDB): “Se der certo, os louros serão unicamente seus; se der errado, eu assumo a inteira responsabilidade pelo fracasso”.


Em Recife, laboratório para Dilma.

O PT não fica atrás. O prefeito João Paulo antecipa que “o Recife pode ser um pequeno laboratório para candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República”. Esclarecendo que ela é “a predileta do presidente Lula”, João Paulo lembrou que “Dilma vem de uma organização revolucionária como eu”. Reconheceu que ela “ainda não está bem nas pesquisas, ainda falta para ela uma comunicação de massa, mas há outras características: o governo e o próprio presidente são muito bem avaliados”.



1º Ponto Verde.

O PV fez confraternização vegetariana no dia 29 de dezembro. Foi lançado o 1º Ponto Verde do Recife, dando a arrancada para uma rede de locais em sintonia com a defesa da natureza. Para quem ainda não sabe, o presidente do PV de Pernambuco é o pauloafonsino Sérgio Xavier. Quem sabe se, em 2009, Paulo Afonso não ganha o seu Ponto Verde e um PV de verdade (não de mentirinha).



Sem arrecadação.

“Sem arrecadação suficiente de impostos, um sexto dos municípios brasileiros vive de ardilosas transferências constitucionais e usa os serviços públicos de municípios vizinhos mais poderosos”. Sandra Cavalcanti, jornalista, no Estadão, falando de municípios que não passam de distritos.

Sem vir ao Sertão Baiano, Sandra Cavalcanti, hoje no jornalismo e ontem liderança política de prestígio na Guanabara e no Rio de Janeiro, traçou o perfil de quase todos os seus municípios.


Sai menor.

Raimundo Caíres (PSB) sai da Prefeitura de Paulo Afonso bem menor do que entrou. Não soube ganhar, nem soube perder.

A propósito, algumas pessoas me procuraram para me fazer, quase com as mesmas palavras, o seguinte comentário: Já que, como prefeito, ele menosprezou o comércio local, poderia receber o troco de um boicote ás suas farmácias.

Repeli de pronto esse tipo de reação. Deixei claro que tal atitude prejudicaria os empregados, que nada têm a ver com os desmandos políticos e administrativos do patrão.


Perguntar não ofende

Por que o Jornal Verdade, supostamente editado por partidários do prefeito Anilton Bastos, preferiu circular no anonimato?

Essa eu não entendi.


E os carros de som?

Os ouvidos cidadãos dos pauloafonsinos e dos visitantes estão esperançosos em melhores dias, sem a agressão animalesca dos carros de som e dos seus exagerados decibéis. Com a palavra e a caneta, o prefeito Anilton.


Oba, oba para Obama.

Pesquisa USA Today/Gallup, divulgada no dia 26 de dezembro, revelou que o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, é o homem mais admirado pelos americanos. A revelação veio nas respostas ao questionamento sobre quem era o homem que mais admiravam no mundo: 32% dos 1.008 entrevistados responderam Obama.

Vale ressaltar uma particularidade: a única vez que essa pesquisa apontou um presidente eleito dos EUA como homem mais admirado foi em 1952 quando Dwight Eisenhower ocupava o topo da lista.

Nenhum comentário: