O algodão e outras fibras existem no Nordeste e seu cultivo pode ser muito ampliado. Assim as indústrias de fiação e tecelagem poderão se desenvolver muito e se tornar ainda mais eficientes.
A criação de bovinos, caprinos e ovinos é uma grande atividade econômica do Nordeste, sendo a venda de couros e peles dos animais dêsses gêneros uma parte importante do comércio da região. Poderá ser desenvolvida nela, com a energia de Paulo Afonso, uma grande indústria de couros e peles e de artefatos dessas matérias primas e, possivelmente, poderá ser criada também uma indústria bem organizada do preparo da carne dêsses animais.
A pesca e as indústrias dela derivadas poderão ser desenvolvidas tanto na região do São Francisco como na orla litorânea.
Com a irrigação adequadamente projetada e conduzida, com instalações convenientes de ensilagem e de “packings” e com vias e meios de transporte eficientes, a região do São Francisco poderá produzir cereais, legumes e frutas para consumo regional e exportação e pastagens para desenvolvimento da criação de rebanhos e produção de leite e derivados dêle, tão carentes em nosso país.
No que toca à indústria mineral, são conhecidos os recursos minerais da área do Sistema de Paulo Afonso e da que lhe é circunvizinha.
São, os já conhecidos, recursos de alto valor em minerais estratégicos para países amigos e de alto valor para o indústria nacional” (Transcrito da monografia Paulo Afonso, capitulo XII, de Antônio José Alves de Souza, primeiro presidente da Chesf).
Nenhum comentário:
Postar um comentário