segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Prêmio de Literatura 60 Anos da Chesf

A idéia de uma marcha da Coluna Amado, desenvolvida na postagem anterior, a fim de percorrer o roteiro Salvador (Pelourinho) – Paulo Afonso, e, ao longo do percurso, divulgar cultura, é de fácil execução.
Como garantia prévia para atingir seu objetivo, o recurso de videoconferências, com formato e conteúdo definidos pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Secult, com apoio do Ministério da Cultura – Minc.
Indispensável a participação, por exemplo, do SESC Bahia, também funcionando em Paulo Afonso, este ano com a Jornada Literária, em sua segunda edição, bienal de estímulo à leitura, com o tema Redes Literárias e Novos A(u)tores Sociais.
Por outro lado, além da Fundação Casa de Jorge Amado, matriz da iniciativa, a Academia Brasileira de Letras – ABL, a Academia de Letras da Bahia – ALB e a Associação Baiana de Imprensa, sem esquecer as universidades, principalmente a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VIII.
Essencial a colaboração das Prefeituras e Câmaras de Vereadores dos Municípios por onde passará a Coluna Amado. E a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, envolvendo o seu Memorial, deverá incluir essa promoção de cultura nas comemorações pelo 60º aniversário de existência.
Essa primeira marcha da Coluna Amado, a repetir-se anualmente, dará ao livro a prioridade de 2008, para quando serão estendidas, se aceita a sugestão, as Redes Literárias, tema de 2007, com oficinas, mesas-redondas, debates, café filosófico, saraus poéticos, minicursos, círculo de leitores, cinema comentado (filmes baianos e pernambucanos), bate-papo com o escritor, feira de livros, conferências.
Nessa onda, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco bem que poderá criar o Prêmio de Literatura 60 Anos da Chesf, para romance, conto, poesia, ensaio, com temática regional, e entrega das premiações aos ganhadores em 15 de março de 2009.
Alimento a esperança de que a Coluna Amado sairá, em 2008, do Pelourinho, em Salvador, e chegará a Paulo Afonso, assinalando a vitória da cultura. E de que se repetirá, a cada ano, prestigiando sempre as letras e as artes, nas suas diversas modalidades. Desde o teatro, cinema e dança, à musica, pintura e escultura, e assim por diante.

Nenhum comentário: