sexta-feira, 27 de julho de 2007

Municípios querem a BA-305 como presente da festa dos 45 anos

Pedro Alexandre – Os municípios de Pedro Alexandre e Coronel João Sá comemoram, no dia 28 julho, a sua emancipação política. Um dia antes, 27, é a vez de Santa Brígida. Os três faziam parte, até 1962, como distritos, do município de Jeremoabo. Agora, transcorridos 45 anos, alimentam uma esperança comum: a de ouvir o anúncio – que não ouviram de seus antecessores – pelo governador Jacques Wagner de que a BA-305 será asfaltada, a fim de tirá-los do isolamento a que continuam condenados, principalmente Pedro Alexandre, sem um metro de estrada com asfalto e sem uma linha regular de ônibus.

A BA-305, interligação das BRs 235 e 110, nunca foi lembrada pelo Derba, que se limitou a colocar a sigla e o seu traçado no Mapa Rodoviário do Estado, embora atravesse pedaço da Bahia vocacionado para o cultivo de grãos (milho e feijão) e de oleaginosas, a mamona, por exemplo, e para a pecuária de leite e de corte. Representando a menor distância, entre Paulo Afonso e Aracaju, para quem usa as BRs 235 e 110, a BA-305 só tem asfaltados 13 dos seus 90 quilômetros, entre a cidade de Santa Brígida e o povoado Quarenta. E também pode facilitar as comunicações dos três municípios com Salvador.

A assinatura, pelo governador, de ordem de serviço para obras de recuperação e conservação da BR-110, no dia 8 de julho, durante visita de Jacques Wagner a Antas, terra natal do deputado Marcelo Nilo, presidente da Assembléia Legislativa, foi um evento indicativo, segundo políticos e empresários da região, de que o governador se dispõe a melhorar a infra-estrutura viária dos três municípios e dos demais da 10ª Região Administrativa do Estado.

O investimento nas obras da BR-110 será da ordem de R$ 13 milhões, com prazo de conclusão para dois anos. “Fico feliz em assinar esta ordem de serviço, ao lado do superintendente regional do Dnit, Saulo Pontes, disse o governador baiano, e tenho certeza de que, até dezembro de 2008, já poderemos fazer um projeto mais estruturante para a BR-110”. Esta frase foi recebida por alguns dos participantes do ato público como anúncio de que as estradas estaduais conectadas com a BR-110, dentre elas a BA-305, farão parte desse “projeto mais estruturate”.

Nenhum comentário: