sábado, 18 de agosto de 2007

Cearense deve presidir a Chesf

O que vinha sendo sussurrado ganhou voz audível. E pode chegar a vez de Lúcio Alcântara (foto) para quebrar o jejum.

A notícia saiu na sempre bem informada coluna JC Negócios, de Fernando Castilho:

Lúcio Alcântara na Chesf. O ex-governador Lúcio Alcântara – candidato à reeleição nas eleições do ano passado pelo PSDB e hoje no PR – deverá ser o novo presidente da Chesf.”

E o Leão do Norte?

Se a Bahia está em recesso, Pernambuco, o Leão do Norte, nunca esteve tão na ofensiva. Notícias como “Mexicanos abrem lojas no Recife”, “Estado vai ganhar vôos para Argentina e Caribe”, “Cemil decide investir no Estado”. Isso para ficar nas mais recentes. E sem esquecer montadora da GM, refinaria da Petrobrás, etc, etc.

Em meio a toda essa euforia, o trunfo militar, estampado nos principais jornais do Recife: “Pernambuco tem a 1ª coronela do Nordeste: Adjunta no comando da Diretoria de Pessoal da corporação, Eunice Ramos é a primeira mulher a ganhar a patente na região. Outros 541 ascenderam de cargo, na maior promoção da história da PM (JC, 17/8/2007).”


E agora, Pernambuco?

Em Paulo Afonso, a cidade baiana com mais pernambucanos por metro quadrado, vi um deles, aposentado da Chesf, esbravejando, na calçada da Farmácia do Povo. Lá para as tantas, lembrou que Eunice, a coronela do Nordeste, fez parte da primeira turma de mulheres da PM de Pernambuco. E terminou sua arenga com uma quase declaração de guerra: “Vocês já sabem, querem botar na Chesf um presidente cearense. Mas esperem o que vem por aí.”

O homem dizia isso com os olhos fuzilando de raiva. Foi quando um transeunte, que parou para ouvir o pernambucano ofendido nos seus brios, piscando o olho para o ouvinte mais próximo, perguntou-lhe, com meio sorriso:

- E você acha que a coronela Eunice pode comandar rebelião contra o Ceará?

O aposentado da Chesf encarou quem lhe fazia a pergunta, baixou a cabeça, tornou a levanta-la, fez uma cara bem séria, e retrucou, em tom de confidência:

- Por enquanto, não posso lhe responder. Trata-se de segredo militar... Ah! Me dê seu telefone e endereço.

Nenhum comentário: